domingo, 2 de novembro de 2014

Triceratops

Dados do Dinossauro
Nome Científico: tricerátops horridus 
Época: Cretáceo, entre 67 à 65 milhões de anos atrás 
Local onde viveu: América do Norte no Canadá e EUA 
Peso: até 5 toneladas 
Tamanho: até 9 m de comprimento e 3,5 m de altura 
Alimentação: Herbívora
Tamanho de um ser humano para um Triceratops
O Triceratops é um dos mais conhecidos dinossauros, famoso pelo seu aspecto imponente, formado pelos chifres e seu colar ósseo. Era um animal totalmente herbívoro, comia plantas que cortava com seu bico córneo poderoso, que devia ser revestido de uma camada de queratina, a mesma substância que forma nossas unhas, que tornava a borda do bico bem afiada. No fundo da boca, várias fileiras de dentes formando baterias, com cerca de 800 no total, moíam o alimento, permitindo uma mastigação com alguma eficiência, principalmente porque parecem ter comido plantas fibrosas como as cicadáceas e samambaias, que eram plantas menores, pois a altura da cabeça do animal não permitiria que alcançasse plantas altas. Por certo, que se os seus chifres não fossem usados como arma, pelo menos davam ao comedor de plantas o semblante de um inimigo poderoso e perigoso.
Esqueleto do Triceratops
Seus chifres mediam cerca de 1 metro cada, com exceção do que se situa no focinho, além de ter um crânio de cerca de 2 metros de comprimento, chegando a ser quase um terço do comprimento total do animal. Seu crânio era terminado na parte posterior em forma de um "escudo" que se levantava até certa altura, mas não tanto como em outros ceratopsianos. O "colar" do Triceratops era sólido, maciço, ou seja, ao contrário da gola de seus parentes, que tinham grandes buracos no escudo para dar leveza, este animal não apresentava nenhum orifício no osso, o que pode ser devido ao tamanho do colar, que era moderado em vez de enorme em seus parentes, como citado anteriormente.

Estes artifícios eram muito importantes no período Cretáceo para um herbívoro, pois conviveram com os mais perigosos predadores de toda a América do Norte, como o Tiranossauro Rex.
Ainda não se pode afirmar com certeza se o maior dos Ceratopsianos, pois chegava a medir 9 metros de comprimento, podia usar os chifres como armas de ataque.
Tiranossauro Vs Triceratops Cena do Jogo Jurassic Park The Game
Alguns acreditam nisso, devido a muitos crânios de ceratopsídeos apresentarem resquícios de machucaduras, marcas, ranhuras, porém nada que tenha provas concretas de que realmente foram causados por chifres de um oponente. Talvez doenças fossem responsáveis por tais marcas nos crânios, porém estudos comprovam que alguns destes herbívoros, como o Centrossauro, tinham bem menos marcas, sugerindo que o comportamento de luta não fizesse parte de sua rotina, como deveria ocorrer com o Triceratops. Ainda podemos citar a teoria criada por Davitashvili em 1961, afirmando que a principal função do escudo é o de exibição, usado para cortejar fêmeas, se diferenciar em um grupo, o que certamente influenciaria no comportamento social, embora não existam provas de que o Triceratops viveu em bandos.
Luta de Triceratops
Todas estas características fazem do Triceratops o mais famoso dinossauro de gola e chifres já descoberto, pois além de ser o maior e mais pesado é um dos mais imponentes. Um animal fantástico que frequentemente é mostrado em livros, filmes e desenhos animados. O filme sobre estes animais mais famoso é Jurassic Park, no qual o Triceratops é mostrado doente, sendo tratado pelos veterinários do parque. Na seqüencia The Lost World, aparece brevemente, destruindo um acampamento de saqueadores, que tentavam capturar os animais.
Cena do Filme Jurassic Park

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Volte sempre ao

Volte sempre ao