sábado, 6 de setembro de 2014

Diplodocus

Dados do Dinossauro
Nome Científico: Diplodocus longus, D. carnegii, D. hayi e D. lacustris.
Época: Jurássico 
Local onde viveu: América do Norte 
Peso: Cerca de 20 toneladas
Tamanho: 27 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora
Tamanho de um ser humano para um Diplodocus
O diplodocus é um dos mais conhecidos dinossauros, considerado por um bom tempo o maior dentre os saurópodes. Vivia no período jurássico dentre alguns dos mais conhecidos dinossauros como estegossauro, allosaurus e ceratosaurus. Se alimentava de plantas como coníferas e plantas rasteiras. Seu corpo era muito longo, 25 a 27 metros de comprimento sendo 7,5 metros só de pescoço. 
Diplodocus de Caminhando com os Dinossauros (1999)
Sua cauda muito longa e afinada na ponto era um verdadeiro chicote usado para contrabalancear o peso do pesoço e também usada na defesa contra predadores. A estrutura do diplodocus é sempre comparada a estrutura de uma ponte pênsil (aquelas que tem muitos cabos que ajudam a segurar seu peso como a ponte Golden Gate em São Francisco nos EUA). 
Esqueleto do Diplodocus
Seu esqueleto era forte e as patas grossas serviam como "colunas" suportando a cauda e o pescoço equilibrados, que também contam com um sistema de músculos e nervos ligados diretamente á coluna vertebral como os cabos da ponte. Sua cauda era composta de 80 vértebras, praticamente o dobro das de outros saurópodes como camarassauro e brachiossauro ou mesmo shunossauro.

Existem muitas cópias de seus esqueletos espalhados em vários museus do mundo. Os diplodocus tinham pés largos e redondos e andavam de forma semelhante aos elefantes. Acredita-se que eles se alimentavam de plantas aquáticas, ramos de copas de árvores e vegetação rasteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Volte sempre ao

Volte sempre ao