terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ilha Nublar

Clique na Imagem para Ampliar
A Ilha Nublar (ou Isla Nublar em espanhol) é uma ilha fictícia da série de livros e respectivamente filmes de Jurassic Park - Parque dos Dinossauros. É conhecida como o "Sítio A" ou "Ponto A", estando a 120 milhas (190 km) da Costa Rica.

A Ilha Nublar não é considerado uma ilha verdadeira; na realidade é um monte submarino; cuja rocha é de original vulcânica, de forma semelhante à ilha do Havaí. O calor produzido no antigo vulcão fornece energia geotérmica para a eletricidade do parque, por causa disto a ilha é quente em algumas áreas. A ilha é coberta por névoa, devido ao calor e às correntes marítimas.

Jurassic Park
A Ilha Nublar foi "alugada" do governo costa riquenho pela empresa de bio tecnologia InGen, cujo presidente é o bilionário John Hammond. Lá foi construído o Jurassic Park -Parque dos Dinossauros, um zoológico e parque de diversões cujas atrações são dinossauros trazidos de volta à vida pela genética, exibidos em cercas elétricas. Hammond "não poupou despesas para realizar seu sonho de clonar dinossauros". No livro é explicado que o nome Jurassic Park foi dado, não porque as espécies do parque pertencem ao perídio Jurássico, já que são demonstradas espécies principalmente do cretáceo, tal qual o T-Rex e o Velociraptor, mais sim porque segundo Hammond, este nome "cai melhor", ainda segundo Hammond, os preços para visitar o parque seriam acessíveis a todas as pessoas "e não somente para os super-ricos", como mencionou um de seus advogados Donald Gennaro. Até aquele momento, a única atração pronta do parque era uma excursão de carros pela ilha.

Dennis Nedri, um gênio responsável pelos sistemas de computadores e pelo funcionamento dos equipamentos do parque, acaba sendo pago por uma empresa rival da InGen para roubar embriões de dinossauros, para não ser filmado ele desliga a energia e outros sistemas, provocando uma crise que liberta os dinossauros e provoca o terror e a morte de visitantes e funcionários, incluindo o próprio Nedri.

Operação
Conforme explicado em um documentário mostrado no Centro de Visitantes do Jurassic Park, o sangue que possibilitou a clonagem dos dinossauros foi extraído de mosquitos fossilizados em âmbar. Na era mesozóica após estes mosquitos picarem um dinossauro, pousavam em uma árvore e ficavam presos na seiva, que ao fossilizar se transformava em âmbar, preservando-o.
Um mosquito fossilizado em âmbar.
A Ilha Nublar trata-se, conforme uma definição de Hammond, de uma vitrine para mostrar os dinossauros, sendo que os verdadeiros experimentos para a clonagem dos dinossauros eram feitos nas instalações da Ilha Sorna, o "Sítio B", nenhum dinossauro era clonado na Ilha Nublar sem que sua sequência genética fosse exaustivamente consertada e seu desenvolvimento estudado na Ilha Sorna.

Para controlar o nível populacional no Jurassic Park os cientistas criam dinossauros exclusivamente fêmeas, da seguinte forma: todo embrião vertebrado é inicialmente fêmea, só precisa de um hormônio em certa fase do desenvolvimento para gerar os machos, os cientistas não dão isso a eles. Esse tipo de controle acaba dando errado, porque, uma vez que as sequências do DNA dos dinossauros eram muito velhas, estavam cheia de buracos, por isso os cientistas preencheram esses "buracos" com DNA de rã, e conforme uma dedução de Dr. Alan Grant, algumas rãs africanas têm a habilidade de mudar de sexo, em ambientes onde há excesso de um mesmo sexo, essa capacidade foi herdada pelos dinossauros permitindo sua reprodução.

O Parque
Centro dos visitantes do Jurassic Park
Centro de Visitantes mostrado no Filme
        O Centro dos visitantes do Jurassic Park, visto da parte externa têm as paredes de pedra com fósseis gravados nela, dutos da água moldam ambos os lados do centro e tem um telhado em estilo de palha. O centro também possuí um ponto de pouso para o helicóptero que traz os visitantes, com uma bela cachoeira atrás dele. Dentro do centro, seu salão principal possui os esqueletos de um saurópodo que está sendo atacado por um tiranossauro. Outras partes do centro incluem um café com pinturas murais de dinossauros, uma loja de presente meste mesmo café, um laboratório científico (presumivelmente apenas para finalidades de amostra), o centro de controle principal do parque, o armazenamento embrionário, e um cinema. Há também uma sala de conferências com uma tabela e diversos dispositivos de projeção para o uso nas apresentações a respeito do parque. Parece que o centro do visitante de Jurassic Park nunca esteve terminado inteiramente, como pode ser visto pelo fato de haver trabalhadores de construção e pelo menos um andaime no filme.

Perímetro das cercas
O Perímetro das cercas cercam o parque, as cercas possuem em torno de 24 pés (7.3 m) de altura, e uma carga de 10.000 volts, ao qual mostra seu funcionamento através de luzes alaranjadas e azuis sobre a cerca. Para diminuir o risco de vítimas humanas as cercas foram armadas com alarmes altos que soariam quando a cerca devia ser ativada. Cada espécie de dinossauro estava presa em suas próprias cercas.

Cerca do Dilophosaurus
O primeiro dinossauro do passeio de carro pelo Jurassic Park era o Dilophosaurus. Sua cerca elétrica é relativamente pequena com uma observação que diz para que as pessoas olhem pelas janelas. A cerca do Dilophosaurus foi muito mal projetada, uma vez que devido a vegetação densa e a aleatoriedade da localização dilophosaurus era extremamente difícil ver, mesmo de relance esses animais.

Cerca do Tyrannosaurus
A cerca do T.Rex é provavelmente a cerca mais vista no filme. A cerca é separada da estrada por uma grande cerca elétrica, além de um fosso da segurança entre a cerca e o espaço interior. Na cena onde Lex e Grant estão sustentando as cordas no lado oposto da cerca, pode ser visto que é uma loga distância até a terra, pelo menos 75 pés (23 m), mas não é explicado como o T-Rex poderia simplesmente pisar fora de sua cerca como aconteceu no filme. Uma das características da cerca são suas mini-gaiolas retráteis que abrigam mamíferos pequenos para o consumo do dinossauro (isto é - cabra). Isto é usado para trazer os animais até onde os visitantes estão.

Cerca do Brachiosaurus e do Parasaurolophus
O primeiro encontro com o Brachiosaurus mostra também Parasaurolophus em bandos. a cerca era muito grande, englobando planícies com árvores altas e um lago. Esta cerca em particular é importante porque deve-se atravessá-la para chegar-se ao centro de visitantes. Sua maior característica é possuir grandes portas com mecanismos de travamento eletrônicos que permitem a passagem dos veículos.

Cerca do Gallimimus
A existência dessa cerca aparece na cena do estouro do bando de Gallimimus. A cerca é cercada por montanhas e consisti na maior parte em planícies com árvores. Esta é talvez a maior cerca do parque devido ao enorme bando de Gallimimus. No filme lá estavam os ovos e filhotes dos Galliminus.

Cerca do Triceratops
A existência dessa cerca aparece na cena do Triceratops. Há grama na cerca e bagas indianas ocidentais venenosas do Lilac. Talvez esta seja a cerca melhor projetada, a vegetação dela era baixa e pouco densa. Quando os veículos visitam o triceratops no filme, é possível ver a certa distância as cercas. Porém as as ilhas nublar são especies de geleiras geradas por radiações ultravioletas.

Cerca dos velociraptores
A Cerca dos Velociraptores é muito pequena se comparada as outras cercas do parque. Estes foram considerados muito perigosos para ficarem em uma cerca típica por isso foram colocados em uma menor, porém muito mais segura. Tal cerca, pode ser mais comparada a uma "prisão", com paredes de concreto com os velociraptores dentro, e uma porta de aço usada para colocar os raptores dentro, possuí suas próprias torres da "vigilância", assim como um mecanismo de alimentação feito sob encomenda que abaixasse o alimento, normalmente uma vaca ou um boi, do assoalho da cerca para seu inteior, onde é brutalmente consumida, Hammond pretendia instalar um vidro temperado no assoalho. É interesante observar que esta cerca não é parte da excursão do Jurassic Park e é realmente distante do trajeto da excursão

Depósito de emergência
O Depósito de Emergência, construído em concreto, possuí rádios, armamento pesado e remédios. A posição do depósito parece ser perto da prisão dos Velociraptores - uma escolha imprudente.

Área do Gerador de Força
Situado perto da cerca dos velociraptores, dentro dele, existem escadas que conduzem a um labirinto de passagens. Esta estrutura está situada no subsolo, presumivelmente para manter o equipamento eletrônico fresco. É equipada com os equipamentos engrenagem necessários para religar os sitemas do parque, no caso de um blecaute, tal qual uma engrenagem, botões e etc.

3 comentários:

  1. Pelo que eu acho, a cerquinha dos raptores foram feitas para abriga-los por um certo período, pelo fato de estarem construindo cercas grandes e projetadas para os próprios animais, portanto o lugar em que os raptores estão confinados, é uma jaula de transferência.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Volte sempre ao

Volte sempre ao